sexta-feira, 30 de maio de 2008

Harry Potter e Nárnia. Por que Harry Potter é melhor?


Hoje, dia 30 de Maio, duas semanas após ter sido lançado no exterior, estréia em todo o circuito de cinemas brasileiro o segundo filme da série As Crônicas de Nárnia, As Crônicas de Nárnia - Príncipe Caspian.

Devido a isso, a Angélica Bito, do conhecido site de cinema CineClick, escreveu um artigo comparando as adaptações de Harry Potter e Crônicas de Nárnia para o cinema, e explicando por que a série do bruxo rendeu bem mais nas bilheterias.
É difícil explicar o sucesso de um filme; as audiências são imprevisíveis demais para que se possa apostar no desempenho de um filme nas bilheterias. Há todo um complexo conjunto envolvendo não somente o longa-metragem em si, mas todo o circo envolvendo o lançamento, como publicidade e marketing. Mas, em todos estes aspectos, Harry Potter ganha de Nárnia e é por isso que é uma franquia mais bem-sucedida.
Em todos os momentos, foi enfatizado que a discussão não é para comparar a obra Harry Potter de J.K. Rowling, e Crônicas de Nárnia de C.S. Lewis; o artigo foi feito apenas pra tentar explicar a diferença entre o sucesso e popularidade de cada série de filmes.

De acordo com o artigo (que em momento nenhum desmereceu Crônicas de Nárnia), a série fez mais sucesso não devido aos efeitos especiais ou devido os atores, mais sim devido ao carisma do personagem.
Na batalha do bruxinho contra os pequenos reis de Nárnia, Potter faz bonito no ringue. Por mais que ambos os filmes de As Crônicas de Nárnia - baseados nos livros escritos por C. S. Lewis - apresentem bons atores, efeitos especiais convincentes, belas locações e personagens encantadores, eles não são mais do que os apresentados pela saga de Potter.

Thanks Oclumencia

Nenhum comentário: