terça-feira, 8 de abril de 2008

“Harry Potter é único”


Numa entrevista concedida ao The Telegraph, sobre o futuro da Bloomsbury, Nigel Newton, chefe executivo da editora, afirmou que não planeja sair à procura de um novo Harry Potter:
Seria inútil sair a procura de outra saga como esta, ela é única. Todos estão à procura de um novo Harry Potter, e tudo isso em vão.
Ao invés disso, Newton pretende seguir uma outra direcção, com a ajuda dos recursos que o sucesso rendeu a editora. Mas ele confessa que parou pelo menos por um momento para refletir a história toda:
A criação deste catálogo infantil foi muito astuta. Ele foi lançado por Barry Cunningham, um executivo da Bloomsbury, que em 1997, recebeu de um antigo amigo e agente um manuscrito de uma mãe solteira de Edimburgo chamada Joanne Kathleen Rowling.
Newton disse que parte do manuscrito original passou de mão em mão durante uma reunião editorial, e que ele também o levou até sua filha que na época tinha oito anos e ela aprovou. A editora publicou os dois primeiros livros por £2,500. O primeiro livro nem teve campanha publicitaria, mas foi o começo de um grande fenômeno. Nilton imaginou que isso seria esse sucesso todo? “Claro que não! Um executivo pode dizer se um livro é bom, mas não prever que ele será vendido em 65 países e será um sucesso monstruoso como este!”

Thanks Oclumencia

Nenhum comentário: